Hospital da Bonecada está de regresso



Isto é tão mas tão giro que eu fico cheia de pena de não me ficar nada a jeito levar a minha cria apesar da idade.


O principal objectivo é dar a conhecer ao público infantil, compreendido entre os 3 e os 10 anos de idade, como é que o ambiente hospital funciona, familiarizando-os com o tema, por forma a eliminar o medo da “bata branca" e todo aquele ar de coisa má que envolve os hospitais.

O funcionamento é muito simples e muito semelhante ao real, ou seja, as crianças levam os seus brinquedos preferidos, como nós os levamos a eles quando é preciso, para serem tratados pelos “doutores”. Quando chegam a este Hospital, a recepção é feita por estudantes de Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Nutrição, Educação, entre outras da áreas de especialização, que entram neste jogo de faz de conta como sendo verdadeiros médicos super especialistas em tratar os acompanhantes dos nosso filhos. Fácil não é?

Este hospital foi criado em 2001 numa acção pioneira em Portugal, dinamizada pela AEFCM, que tomou como fonte de inspiração para a sua criação o Projeto “Teddy Bear®”, desenvolvido pela European Medical Students Association (EMSA). No fundo e simplificando é uma forma pedagógica e lúdica de explicar ao mais pequenos o que se passa e o que é um hospital à séria, com direito a “Sala de Educação”, onde se faz uma breve introdução de todas as infraestruturas que constituem o Hospital, a “Sala de Farmácia”que explica o uso racional dos medicamentos e a importância da utilização do protector solar, os “Consultórios Médicos”, onde as crianças e os seus acompanhantes são recebidas por estudantes de Medicina como se fossem médicos, explicando-lhes as doenças dos seus filhos/brinquedos, a “Sala de Tratamentos”, sítio onde poderão, com a ajuda dos estudantes de Medicina, fazer os curativos aos seus filhos/brinquedos acho que é a esta a parte mais gira, o “Consultório de Medicina Dentária”, onde serão desmistificados os instrumentos utilizados pelos dentistas, o “Bloco Operatório”, no qual poderão aprender como uma cirurgia se processa e a “Sala de Radiologia”, que permite aos mais novos observarem o raio X dos seus filhos/brinquedos o que será com certeza a loucura. Existe ainda o “Ginásio de Fisioterapia”, onde as crianças podem fazer, em forma de brincadeira, alongamentos e exercícios com os seus filhos/brinquedos, a “Sala de Psicologia”, em que os estudantes de Psicologia recebem as crianças e irão clarificar-lhes alguns pontos que precisem de saber sobre o tema e a “Sala de Nutrição”, onde serão aconselhadas por estudantes de Ciências de Nutrição e Dietética sobre tudo o que faz parte da alimentação e hábitos de vida.
Ou seja, um hospital com direito a tudo tudo.

E onde é que é isto tudo?

Na praça central do Centro Comercial Columbo de 30/Maio a 5/Junho entre as 9h00 e as 21h00.

Antecipando a celebração do Dia Mundial da Criança para os distraídos é dia 1/Junho, a praça terá outras actividades com o apoio da Science4you.

Como assim sendo, eu cá acho que é coisa que valha a pena o esforço.

1 comentário:

Carpida á vontade que logo eu vejo